Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar

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Dados da Entidade
Nome da entidade: CIE-ISPA/ Processos de Ensino e Aprendizagem 
Tipo de entidade: Outro: Unidade de Investigação 


Dados do Inquérito
Número de registo:
0374900052 
Designação:
Estudo Piloto: Relação entre Identidade Étnico-Racial, Perceção de Discriminação e Bem-Estar em Contexto Escolar. 
Descrição:
Este estudo está enquadrado no projeto de investigação do programa doutoral em psicologia do ISPA – Instituto Universitário, intitulado de “Identidade Étnica: Caracterização, Relação com o Ajustamento Académico e o Papel Mediador de Componentes Socio-Afetivas da Aprendizagem em Estudantes de Minoritas Étnicas”.
A investigação revela que indivíduos pertencentes a minoritas étnico-raciais tendem a percecionar níveis mais elevados de discriminação, o que afeta negativamente o seu bem-estar, distress socio-emocional, depressão, e rendimento académico. Estando a promoção de minorias migrantes e a procura de equidade educacional integradas nos objetivos para a sustentabilidade definidos pelas Nações Unidas em 2018, o combate às consequências negativas evidenciadas pela investigação torna-se cada vez mais relevante no contexto educacional e no contexto português, já que a investigação sugere que, de modo geral, o aproveitamento e bem-estar de alunos imigrantes revela ser inferior ao dos seus pares.
Em Portugal, o mais recente perfil do aluno, referente ao ano letivo de 2019/2020 veio reforçar a já conhecida multiculturalidade das escolas portuguesas, com os maiores números de alunos de nacionalidade estrangeira centrados em alunos provenientes do Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, entre outros. Já o mais recente perfil das Comunidades Ciganas, referente ao ano letivo de 2018/2019, revela também elevados números de alunos desta etnia matriculados no ensino português, ainda que com uma clara desistência na passagem do Ensino Básico para o Ensino Secundário.
Face às desvantagens educacionais associadas a estes grupos minoritários, é especialmente relevante a procura de fatores de proteção e reversão destes desequilíbrios em contexto escolar. A investigação sugere uma função protetora de uma identidade étnica forte e positiva nas consequências tipicamente negativas da discriminação, com revisões sistemáticas a sugerirem que um afeto positivo pela própria etnia se correlaciona com um melhor aproveitamento académico e bem-estar. No entanto, existem consideráveis lacunas na literatura nomeadamente o grande grau de centralismo da investigação em contexto americano, assim como em estudantes universitários.
 
Objetivos:
O presente projeto de investigação em doutoramento contempla no seu plano a realização de um estudo longitudinal. No entanto, dado que grande parte da investigação existente nesta temática decorre fora do contexto europeu e é ainda pouco habitual no contexto português, torna-se essencial a realização de um estudo piloto e exploratório com o objetivo de adaptação de escalas como de estabelecer alguns pressupostos da investigação no presente contexto. Posto isto, apresentam-se neste estudo piloto os seguintes objetivos específicos:
(1) Adaptação da (a) Escala de Identidade Étnica, (b) Escala de Auto-Esquemas Étnico-Raciais, (c) Escalas de Bem-Estar em Contexto Escolar, (d) Sentimento de Pertença à Escola; (e) Escala de Discriminação para Adolescentes do Ensino Básico e Secundário.
(2) Identificação e caracterização de perfis de identidade étnica;
(3) Análise de diferenças de bem-estar e perceção de discriminação entre alunos de diferentes origens (por exemplo, alunos imigrantes vs. alunos portugueses);
(4) Exploração da relação entre identidade étnica (i.e., suas dimensões e perfis) e as restantes variáveis indicadoras de ajustamento (i.e., perceção de discriminação, bem-estar e sentido de pertença).
 
Periodicidade:
Pontual 
Data do início do período de recolha de dados:
01-10-2023 
Data do fim do período de recolha de dados:
30-06-2024 
Universo:
Alunos do 3º Ciclo de escolaridade e Ensino Secundário com a devida autorização do encarregado de educação. 
Unidade de observação:
Alunos do 3º Ciclo de escolaridade e Ensino Secundário com a devida autorização do encarregado de educação. 
Método de recolha de dados:
Os dados serão recolhidos através do preenchimento de questionários. 
Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional:
Não 
Inquérito aplicado pela entidade:
Sim 

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