Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar

Skip Navigation LinksInício » Pesquisar inquéritos » Ficha de inquérito
Dados da Entidade
Nome da entidade: Pedro Moreira da Silva dos Reis Ferreira 
Tipo de entidade: Outro: Estudante de Doutoramento 


Dados do Inquérito
Número de registo:
1312700001 
Designação:
Entrevista Semi-Estruturada a Educadores do 1º CEB sobre Ferramentas de Comunicação Escola-Casa 
Descrição:
Este inquérito proposto está enquadrado no trabalho de doutoramento do seu proponente intitulado “Quero Fazer: A Game-Featured Platform for Early Childhood Informal Learning Management”, para graduação pelo Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade Nova de Lisboa, orientado pela Prof.ª Cristina Ponte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que tem como centro de investigação associado o Instituto de Comunicação da Nova, e para cuja condução foi obtida a bolsa do programa Carnegie Mellon Portugal com referência PRT/BD/154027/2022.

Este trabalho de doutoramento propõe o co-design, com a comunidade educativa, e avaliação de impacto inicial de (1) uma plataforma de comunicação casa-escola para incentivar e facilitar o tomar de oportunidades de aprendizagem informal fora da escola coordenadas com os objetivos de desenvolvimento de cada criança e que considere os recursos de cada agregado familiar – humanos , espaciais e materiais –, e (2) um universo narrativo jogável, montado sobre esta plataforma, em que o processo de aprendizagem é traduzido em aventuras de avatares das crianças, para motivar e capacitar as crianças a serem os condutores dos seus próprios programas de aprendizagem informal.

Para as fases de co-design desta proposta pretende-se o contributo de uma amostra distribuída de escolas e agregados familiares, nos seus contextos socioeconómicos e recursos para a aprendizagem informal, bem como uma participação activa das crianças que vá além de um papel de informante.

Pretende-se com este trabalho avaliar o impacto inicial desta plataforma proposta (1) no envolvimento das crianças com seus próprios objetivos educativos e na sua frequência de participação em atividades de aprendizagem informal, (2) na instrução dos cuidadores e no seu reconhecimento de oportunidades para facilitar a aprendizagem informal e (3) no contributo dos professores na aprendizagem e desenvolvimento alcançados fora da escola pelas crianças sob a sua tutela.
 
Objetivos:
Pretende-se, por meio de entrevistas semi-estruturadas contextuais a docentes do 1º ciclo do ensino básico, recolher uma avaliação qualitativa das ferramentas atualmente usadas para a comunicação escola-casa, em particular para facilitar e incentivar o tomar de oportunidades de aprendizagem informal fora da escola. Pretende-se recolher a avaliação dos docentes aos desafios postos ao uso e ao potencial de melhoria das soluções atuais. 
Periodicidade:
Pontual 
Data do início do período de recolha de dados:
25-09-2023 
Data do fim do período de recolha de dados:
01-12-2023 
Universo:
1º Ciclo do Ensino Básico 
Unidade de observação:
Docente do 1º Ciclo do Ensino Básico 
Método de recolha de dados:
Entrevista Semi-Estruturada 
Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional:
Não 
Inquérito aplicado pela entidade:
Sim 

|  Voltar  |