Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar

Skip Navigation LinksInício » Pesquisar inquéritos » Ficha de inquérito
Dados da Entidade
Nome da entidade: Equipa de formadores do Programa Happy Schools (parceria Atlântica/DGAE) 
Tipo de entidade: Outro: Equipa de formadores 


Dados do Inquérito
Número de registo:
1295900001 
Designação:
Survey Happy Schools (Docentes) 
Descrição:
Descrição do Estudo “Happy Schools: Conhecer a realidade em Portugal”

Na área da educação, vários Estudos científicos têm indicado a importância da felicidade para as Escolas e suas lideranças, para os alunos e para os profissionais de educação. Encontrámos também referências aos encarregados de educação e até a parceiros das referidas Escolas.
Em 2016, a UNESCO de Bangkok publicou o primeiro Relatório no mundo sobre o tema, com o título “Happy Schools! A Framework for Learner Well-being in the Asia-Pacific” (UNESCO, 2016). Na sua base esteve um Estudo em 30 países da região da Ásia-Pacífico sobre bem-estar e felicidade nas Escolas, e que concluiu que as Escolas felizes proporcionam maior bem-estar, saúde, autorrealização, sucesso de vida e sucesso profissional, sugerindo algumas ações para as políticas educativas dos países membros.
Assim, e no âmbito do projeto de investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”, iniciámos um Estudo sobre o investimento de felicidade em educação, sua fundamentação e pertinência, assim como o seu impacto nas Escolas em Portugal. No primeiro artigo científico, publicado no volume 3 do referido Projeto, foi comprovada a aplicabilidade das categorias (pessoas, processos e espaços) e dos 22 critérios UNESCO para Happy Schools à realidade portuguesa das Escolas, tendo ainda sido sugerido o critério valores para escolas felizes (Viegas, 2022).
Em 2022 a UNESCO publicou um novo Relatório sobre Happy Schools, acrescentando uma nova dimensão às três já existentes e assumindo a prioridade estratégica do projeto de Bangkok passar a ser uma realidade global. Foi nesse sentido que, no dia 20 de março de 2023 (dia mundial da felicidade), a sede da UNESCO em Paris organizou um webinar internacional, com o objetivo de sensibilizar os governos dos países membros a implementarem sistemas de felicidade e bem-estar nas Escolas e a considerarem estas variáveis na monitorização do sucesso do sistema educativo.
Numa parceria entre o Instituto Universitário Atlântica e a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), foi lançado um curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para diretores escolares e docentes, intitulado: “Ferramentas para construir uma Happy School: Docentes, lideranças e organizações educativas”, tendo-se percebido a necessidade de medir nas Escolas a variável de felicidade, conforme defendido no Relatório referido.
Neste Estudo de carácter exploratório, pretendemos identificar os critérios e dimensões mais relevantes para as Escolas portuguesas, com base na perspetiva dos docentes. O instrumento de medida proposto foi construído a partir das quatro dimensões sugeridas pela UNESCO, “Princípios”, “Pessoas”, “Processos” e “Espaços”, dando uma resposta integral ao modelo Happy Schools (2016 - 2022).
Na dimensão “Princípios e valores” optou-se por realizar 2 questões de resposta aberta, para permitir identificar os valores mais importantes, quer na ótica do participante, quer a sua perceção em relação à Escola. A dimensão “Pessoas” é composta por 16 questões (de 5 a 20). A dimensão “Processos” é composta por 11 questões (de 21 a 31). A dimensão “Espaços” é composta por 15 questões (de 32 a 46). As respostas são respondidas numa escala de 0 a 10 pontos. Este Survey apresenta ainda uma secção para recolha de dados sociodemográficos, onde se pretende identificar o sexo, a idade, o distrito ou região autónoma em que se situa a Escola; as funções desempenhadas; o grupo disciplinar, o tempo de serviço, a situação contratual, o ciclo de escolaridade em que exerce funções, as habilitações literárias e o número de Escolas em que já trabalhou.
Para garantir a validade da aplicação deste Survey, pretende-se proceder à respetiva validação do instrumento através da sua aplicação a uma escola piloto.
O Survey foi elaborado pelos investigadores Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Leonor Haydée Viegas. Qualquer esclarecimento adicional poderá ser realizado através do email: happyschools.survey@gmail.com
 
Objetivos:
- Realizar a validação do instrumento de medida “Survey Happy Schools – docentes”.
- Conhecer a realidade da felicidade nas Escolas portuguesas, com base na perspetiva dos docentes.
 
Periodicidade:
Anual 
Data do início do período de recolha de dados:
01-08-2023 
Data do fim do período de recolha de dados:
02-10-2026 
Universo:
Escolas da rede pública e privada 
Unidade de observação:
Docentes 
Método de recolha de dados:
Questionário online 
Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional:
Não 
Inquérito aplicado pela entidade:
Sim 

|  Voltar  |