Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar

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Dados da Entidade
Nome da entidade: HEI-Lab (Universidade Lusófona) - Leonor Pereira da Costa 
Tipo de entidade: Outro: Unidade de Investigação 


Dados do Inquérito
Número de registo:
0443600006 
Designação:
Status Fit: Multi-level Mapping of Children’s Vulnerability to Social Class Based Discrimination 
Descrição:
O estudo “Status Fit: Multi-level Mapping of Children’s Vulnerability to Social Class Based Discrimination” é financiado pela Observatório Social da Fundação La Caixa, e coordenado pelo Digital Human-Environment Interaction Lab (HEI-Lab) da Universidade Lusófona.
Globalmente, este estudo pretende a aplicação de inquéritos em meio escolar de forma a investigar a vulnerabilidade dos jovens portugueses à discriminação social com base na classe social. O estudo adota uma perspetiva multinível, através da realização de inquéritos junto de três populações: 1) crianças e adolescentes, 2) pais ou encarregados de educação; e 3) professores. Pretende-se a aplicação de inquéritos quantitativos em escolas públicas e privadas em Portugal, com perfil socioeconómico diferenciado, com foco numa população de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos e residentes em Portugal. De modo a explorar as associações entre fatores individuais e contextuais, as famílias (através do encarregado de educação) e os professores serão também convidados a responder a um inquérito como populações estratégicas para compreender o papel da família e da escola na formação das perceções e experiências das crianças em relação à classe social e às desigualdades.
Os inquéritos serão aplicados entre janeiro e abril de 2024 por uma empresa especializada, EdThink - Consultoria em Educação, que contactará as escolas, selecionadas aleatoriamente, convidando a participar no estudo, e realizando posteriormente os inquéritos junto das crianças e adolescentes, famílias e professores (conforme Nota Metodológica que se anexa).
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética e Deontologia em Investigação Científica (CEDIC) da Universidade Lusófona.
 
Objetivos:
Este estudo pretende investigar a vulnerabilidade dos jovens portugueses à discriminação social com base na classe social, pretendendo oferecer uma visão abrangente das perceções de classe social e do impacto psicossocial da discriminação com base na classe social nas crianças e adolescentes. Adotando uma perspetiva ecológica e multinível, os inquéritos abordarão questões relacionadas com 1) as experiências de discriminação pessoais e observadas, assim como 2) as crenças e atitudes das crianças e adolescentes face a pessoas em condições economicamente desfavorecidas, e 3) as perceções da família e escola. Pretende-se assim explorar de que modo as práticas de socialização da família e da escola podem contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica e, por conseguinte, contribuir para a redução ou perpetuação das desigualdades económicas e sociais.
Pretendemos com os resultados destes inquéritos à comunidade académica contribuir para o debate sobre o desenvolvimento e implementação das políticas educativas que visam combater a reprodução e manutenção de representações e interações com base na classe social, minimizando, desta forma, o seu impacto. Para além disso, esta pesquisa pode sensibilizar os educadores e os responsáveis educativos para a importância de promover um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, melhorando o bem-estar emocional e académico das crianças e de todo o ecossistema escolar.
 
Periodicidade:
Pontual 
Data do início do período de recolha de dados:
03-01-2024 
Data do fim do período de recolha de dados:
30-04-2024 
Universo:
Crianças e adolescentes entre os 10-16 anos residentes em Portugal, respetivos encarregados de educação e professores. 
Unidade de observação:
Crianças e adolescentes entre os 10-16 anos residentes em Portugal, respetivos encarregados de educação e professores. 
Método de recolha de dados:
Presencial (crianças) e online (pais e professores) 
Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional:
Não 
Inquérito aplicado pela entidade:
Não. Inquérito a ser aplicado por EdThink, Consultoria em Educação 

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