Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar

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Dados da Entidade
Nome da entidade: CIE-ISPA/ Processos de Ensino e Aprendizagem 
Tipo de entidade: Outro: Unidade de Investigação 


Dados do Inquérito
Número de registo:
0374900064 
Designação:
Minorias Étnico-Raciais e Imigrantes no Contexto Escolar: Iden8dade Étnica, Ajustamento Académico, Autoconceito e Orientações Mo8vacionais. 
Descrição:
Este estudo está enquadrado no projeto de investigação do programa doutoral em psicologia do ISPA – Instituto Universitário, intitulado de “Identidade Étnica: Caracterização, Relação com o Ajustamento Académico e o Papel Mediador de Componentes Socio-Afetivas da Aprendizagem em Estudantes de Minoritas Étnicas”, e advém na sequência de um estudo piloto já efetuado sob o número de inquérito registo MIME 0374900052.

Este estudo fui submetido ao concurso Science4Policy 2023 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o número de candidatura 2023.10516.S4P23, cujo lançamento de resultados está previsto para Março/Abril de 2024. Independentemente do financiamento ou não do projeto em questão, pretende-se a realização do estudo. A submissão a este financiamento tem como objetivo a cobertura de despesas associadas à publicação em revistas de investigação em acesso aberto, pagamento de prestação de serviços para recolha e análise de dados, e o acesso a outros recursos de investigação. Ademais, simultaneamente ao pedido de autorização ao MIME, este estudo passará também pelo processo de autorização por parte do Conselho de Ética do Ispa – Instituto Universitário.

Compreender que processos facilitam a adaptação de minorias ao contexto escolar é fundamental para o desenvolvimento de políticas e intervenções que visem contribuir para a equidade educativa. De um modo geral, e em Portugal em particular, os dados disponíveis identificam lacunas tanto a nível de resultados académico como a nível do ajustamento afetivo (embora a maior parte da investigação se concentre nos resultados académicos), e existe pouca informação disponível sobre os processos subjacentes a essas lacunas. Sabendo que tanto a identidade como as componentes afetivas da aprendizagem têm um grande impacto no ajustamento e sucesso escolar, evidencia-se a necessidade de explorar estes fatores nos alunos imigrantes e de minorias étnico-raciais e de compreender o papel que desempenham no seu ajustamento, e qual o potencial papel das escolas na promoção de perfis promissores de ajustamento afetivo e social nestes alunos.

Com este projeto, pretende-se a criação de conhecimento para a compreensão da adaptação de alunos pertencentes a minorias étnico-raciais e imigrantes, numa perspetiva da Psicologia Educacional, conhecimento este necessário para desenhar indicadores de monitorização da integração de crianças de grupos minoritários a partir das escolas. Neste projeto, os investigadores propõem o investimento em medidas que avaliem a identidade étnica, autoconceito, orientações motivacionais e bem-estar de alunos de grupos minoritários inscritos no sistema de ensino português, de forma a: 1) produzir indicadores e adquirir conhecimento acerca da realidade atual da adaptação de jovens de minorias étnico-raciais e migrantes em Portugal nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025; e 2) produzir recomendações para profissionais na área da educação com base nos resultados obtidos acerca dos processos de adaptação destes jovens no contexto escolar.

Assim, após a realização de um estudo piloto (nº de registo MIME 0374900052) que teve como objetivo de a adaptação de escalas relacionadas com a identidade étnica e o bem-estar em contexto escolar junto de alunos pertencentes e não pertencentes a minorias étnico-raciais, propõe-se agora a realização de um estudo principal, de caráter longitudinal e de maior escala. Neste estudo, pretende-se a recolha de dados em 2 momentos (com a possibilidade de extensão para um terceiro momento, a ser requerida à posteriori)
 
Objetivos:
A realização deste estudo longitudinal assenta num conjunto de objetivos focados no impacto de variáveis relacionadas com a identidade e o ajustamento afetivo de alunos pertencentes a minoritas étnico-raciais e imigrantes e na sua relação com o ajustamento académico de jovens inscritos no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário de escolas portuguesas. Estes objetivos, previamente definidos no projeto de doutoramento supramencionado, são apresentados abaixo:
- Explorar a relação entre identidade étnica e ajustamento académico, avaliando adicionalmente como é que esta relação varia em função da multidimensionalidade da identidade étnica.
- Identificar perfis de identidade étnica e descrever estes perfis em função da sua relação com autoconceito, orientações motivacionais e ajustamento académico.
- Testar, numa perspetiva longitudinal, e em diferentes fases da adolescência, um modelo que avalie o impacto da identidade étnica no ajustamento académico.
 
Periodicidade:
Outra: dois momentos: entre Março a Junho de 2024 (T1), e entre Setembro e Dezembro de 2024 (T2) 
Data do início do período de recolha de dados:
15-03-2024 
Data do fim do período de recolha de dados:
31-12-2024 
Universo:
Alunos do 3º Ciclo de escolaridade e Ensino Secundário com a devida autorização do encarregado de educação. 
Unidade de observação:
Alunos do 3º Ciclo de escolaridade e Ensino Secundário com a devida autorização do encarregado de educação. 
Método de recolha de dados:
Os dados serão recolhidos através do preenchimento de questionários. 
Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional:
Não 
Inquérito aplicado pela entidade:
Sim 

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